segunda-feira, 3 de abril de 2017

Falando sobre 13 Reasons Why

Nesse final de semana, eu maratonei a nova série da Netflix 'Thisteen Reasons Why' e senti que eu tinha que vir aqui, falar sobre ela.
Não vou dar spoilers, porque eu mesma não gosto de entrar em um blog e dar de cara com uma informação de uma série que eu pretendo ver, mas direi o básico para vocês.

A série conta a história de Hannah Baker, uma adolescente, vivendo a época do colégio, que decide tirar sua própria vida, pois não consegue mais encarar o mundo no qual ela vive. Hannah, logo no começo da história é surpreendida pela maldade adolescente de alguém que se considera 'amigo' dela e daí por diante, ao desenrolar da sua história, tudo parece acontecer em um infinito 'loop' onde ela sempre acaba sendo o alvo das maldades de seus colegas de escola.
Dentro de toda a história, muitas coisas acontecem, não só com ela, mas com seus colegas e suas famílias, assim como bullying, estupro, mentiras, falsidades, mortes, processos e outras coisas.

Mesmo sabendo ser uma obra de ficção, todos sabemos que coisas parecidas acontecem no nosso dia a dia, no meio dos nossas crianças, adolescentes e jovens. Coisas tais, que não queremos que aconteçam com ninguém. Eu também acompanho algumas páginas e perfis, que tratam dos assuntos abordados na série e vi algumas frases, que realmente retratam bem o que vivemos, como por exemplo, ''não seja um porquê". Não seja um motivo, pelo qual alguém se sinta mal, não seja alguém, que faça algo tão maldoso, que leve outra pessoa a fazer algo ruim com sua vida.
Outra frase citada na série: 'a verdade da Hannah não é a minha verdade'. O contexto no qual ela foi colocada na série foi completamente diferente, mas pensemos: essa frase também nos faz pensar que a verdade, a realidade de outra pessoa, é muito diferente da nossa. Temos muito costume de falar das pessoas, acreditar e espalhar boatos, mesmo que sejam por 'brincadeira', mas nós não sabemos o como as pessoas podem reagir à isso e como elas se sentem. O que achamos ser uma simples brincadeira, pode ser o motivo da tristeza dessa pessoa.

Mas agora, quero falar sobre outro assunto, algo que sai da série para o mundo real.

Professores, conselheiros, diretores, coordenadores... estejam de olho em seus alunos. Adolescentes podem ser maldosos, sim, vocês já passaram por isso e sabem... eu já passei por isso, e sei!
A vida de cada um deles importa e faz parte da sua responsabilidade.
Vamos ficar de olho, nos ater aos sinais de que algo está errado. Aos pedidos de ajuda silenciosos, aos olhos tristes quando respondem: 'está tudo bem' quando na verdade não está.

Que possamos ser humanos e sentir quando nossas crianças e adolescentes precisam de nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário